Palavra do Pároco

A MISSÃO DA IGREJA

A igreja nasce do amor cuja a fonte é Deus Pai no envio do Filho pela ação do Espírito. Este mistério nos orienta que Ela tem uma missão primordial: EVANGELIZAR. Esta ação se dá num Brasil cada vez mais urbano e pluralista. Nesta realidade é necessário encontrar critérios para interpretação e interação da realidade presente.

Esta evangelização tem que partir do anúncio da Palavra de Deus, capaz de formar discípulos e discipulas de Jesus Cristo. No entanto, se faz necessário uma mudança na mentalidade eclesial. Ser uma Igreja em saída, como nos orienta o Papa Francisco, e formar comunidades eclesiais missionárias é o que nos orienta as novas diretrizes de ação pastoral da Igreja no Brasil. Alguns elementos devem ser observados. Eles orientam nosso agir pastoral:
A evangélica opção preferencial pelos pobres – uma Igreja pobre para os pobres. Esta deve superar as ambições, o consumismo e a insensibilidade diante do sofrimento. Todos os cristãos devem buscar uma vida simples, austera, livre do consumismo e solidária, capaz de partilhar os bens.

O cuidado da casa comum – este deve nos sensibilizar para ouvir os gemidos da Terra, que se une aos dos abandonados do mundo.

O testemunho do Reino de Deus – a Igreja é sacramento de salvação que tem um fim escatológico. Essa dimensão escatológica suscita a esperança que vence a morte, é uma importante força da espiritualidade cristã. Somos todos peregrinos a caminho do Reino de Deus, rumo à Pátria Trinitária.

Com estas palavras, queremos animar a pensarmos nossa paróquia a nos adequar aos novos desafios da evangelização de nosso tempo. Uma Igreja missionária e animada pelo Evangelho.
Que São Francisco de Assis interceda por nós para que como cantamos: “Senhor fazei-nos instrumentos de vossa paz”.

Com as bêçãos divinas,

Pe. Ricardo Barbosa.

Segunda, 19h e Sexta-feira, às 08h..