Palavra do Pároco

O MISTÉRIO DA IGREJA

Este mês nossa Paróquia completa 70 anos. Desde a sua fundação como uma simples capela até os dias de hoje, muitos foram importantes nesta história. No entanto, nós temos que perceber o que significa ser cristão católico nesses dias.

Em primeiro lugar é importante reconhecer que a Igreja não existe para servir a si mesma e nem para servir-se da sociedade. Ela existe a serviço das pessoas no seguimento radical do Deus revelado por Jesus de Nazaré. Reconhecendo seu caráter de mistério a Igreja é fruto do amor divino em favor de toda humanidade.

Entretanto, o próprio Senhor nos adverte: “Nem todo o que me diz: Senhor! Senhor! Entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. ” (Mt, 7,21). Por isso alguém pode rezar, cumprir ritos, respeitar doutrinas, porém sem realmente amar ou sentir-se amado por Deus. É evidente que o amor a Deus se revela no amor ao próximo. E esse amor deve ser o motor da Igreja.

Assim ao celebrarmos esta festa queremos reassumir a vocação desta paróquia formadas por comunidades engajadas no compromisso com Jesus e vivencia do serviço como uma verdadeira missão. As lideranças comprometidas com o Evangelho se empenham para que não sejamos apenas uma Igreja de ritos, doutrinas, mas um sinal da misericórdia de Deus nos bairros onde a paróquia se faz presente.

Por isso o mais importante é a presença das pessoas, verdadeiro tesouro confiado a nós por Deus. Peçamos, deste modo, a intercessão de São Francisco de Assis, Nossa Senhora, São José, São Cristóvão, São João Paulo II, a fim de que consigamos continuar bem a história iniciada e fundamentada na fé que nos foi transmitida pelos Apóstolos.

Com as bêçãos divinas,

Pe. Ricardo Barbosa.

Segunda, 19h e Sexta-feira, às 08h.