Palavra do Pároco

A ALEGRIA RENASCE

Estamos iniciando o advento. Este tempo marca o início de um novo ano litúrgico. Há pouco dias, na festa de Cristo Rei do Universo, a Igreja no Brasil culminou o jubiloso Ano Nacional do Laicato, que quis ser ocasião para aprofundar a identidade dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, como testemunhas do Evangelho, sal da terra e luz do mundo. Nessa bela caminhada, confirmamos a nossa certeza de que não é possível ser sal, luz e testemunha sem a viva consciência do Batismo e do que é viver a vida de batizados (introdução a novena de natal, 2018).

Por isso, neste ano em continuidade a reflexão sobre a vocação batismal, a novena de natal se propõem a essa missão, ou seja, redescoberta do sentido do Batismo como fonte e origem vocacional. Neste sentido, a novena inspira a vivência do Batismo, para ser luz em nossas famílias, bairros, comunidades e sociedade como um todo.

Outro aspecto a ser destacado é a alegria. Esta não é como a do mundo, marcada pelo consumismo e realizações individuais, mas pelo encontro com o Evangelho vivente, com a pessoa de Jesus de Nazaré. A mesma alegria que abrasava o coração de José e Maria no presépio. Este júbilo consiste na vida nova comunicada no Batismo, que nos reconcilia e orienta a fé de sermos filhos e filhas pelo Filho, irmão e irmãs pela vocação.

Dessa forma, convidamos a todos e todas a estarem atentos e atentas para esse encontro. O Menino Deus que vem, refaz a esperança, nos enche de otimismo, nos convida a colaborar pela evangelização e nos deixar evangelizar por Ele. Por isso, não façamos do nosso Natal uma corrida somente às lojas, mas sim um tempo de nos abastecermos da Palavra. Pois Ela se encarnou e habita entre nós.

Peçamos a interseção da sagrada família para estarmos sempre dispostos e dispostas a sermos Igreja em saída. Este é o convite do Papa Francisco! Assim, conduzidos ao encontro da Criança, que nos humaniza, sejamos reconciliados na graça e na paz. Amém!

Um santo e abençoado natal e um ano novo repleto de realizações.

Com as bêçãos divinas,

Pe. Ricardo Barbosa.

Estamos iniciando o advento. Este tempo marca o início de um novo ano litúrgico. Há pouco dias, na festa de Cristo Rei do Universo, a Igreja no Brasil..
Segunda, 19h e Sexta-feira, às 08h.