Palavra do Pároco

EIS O TEMPO DE CONVERSÃO

 

Estamos no tempo litúrgico da Quaresma. Este tempo é proposto em preparação à Páscoa. Somos impelidos a morrer para o pecado e ressuscitar redimidos pela misericórdia divina. Neste sentido, a Igreja nos propõem a esmola, oração e o jejum, nos orientando a vivermos a justiça e a solidariedade colocando no centro Deus e o próximo. Com este objetivo, a Igreja no Brasil, inspirada pelo Espírito, nos orienta a partir da Campanha da Fraternidade, um caminho de conversão quaresmal. A Campanha da Fraternidade é uma ferramenta que nos ajuda nesta conversão. É uma proposta de caminho pessoal, comunitário e social que visibiliza a salvação paterna de Deus.


Fraternidade e vida: dom e compromisso, é o tema deste ano. O lema inspirado no evangelho de Lucas: “viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). O texto lema é referência para tudo o que viermos a rezar, refletir e agir. A pergunta de origem para a parábola do Bom Samaritano: Mestre que devo fazer para herdar a vida eterna? A resposta acertada do doutor da Lei faz com que ele entre no caminho da vida. Porém o questionamento posterior nos coloca na dinâmica do Senhor: Quem é o meu próximo? Jesus propõe uma nova perspectiva e uma nova possibilidade de vivência da Lei. Esta não consiste em saber quem é meu próximo e sim se fazer próximo, ou seja, quem está no caminho que precisa de nossa atenção, do nosso cuidado e solidariedade.


Deste modo, o próximo não é apenas alguém que possuímos vínculos, mas todo aquele de quem nos aproximamos. Não é a lei que estabelece prioridades, mas a compaixão que impulsiona a fazer pelo outro aquilo que é possível, rompendo com a indiferença. Por isso, importa identificar quem deve amar e não tanto quem se deve ser amado.


Peçamos a Deus pela luz do Espirito Santo que sejamos capazes de nos fazer próximos de tantas irmãs e irmão e que a indiferença, a tentação do nosso tempo, não vença.


 

 

Com as bêçãos divinas,

Pe. Ricardo Barbosa.

Estamos no tempo litúrgico da Quaresma. Este tempo é proposto em preparação à Páscoa. Somos impelidos a morrer para o pecado...
Segunda, 19h e Sexta-feira, às 08h..
Quarta-feira (missa da graça), às 19h.
Domingo, às 6h30m, 8h e 19h.
Copyright 2011-2013 © Paróquia São Francsico de Assis, Nova Iguaçu/RJ - Todos os direitos reservados