Palavra do Pároco

Síntese da avaliação para
a Assembleia Diocesana

Estamos vivendo o ano da Assembleia Diocesana. Neste tempo de Graça, Diocese de Nova Iguaçu, nos convida a avaliar nossa ação evangelizadora. A partir desse chamado, nossas comunidades se reuniram para avaliação do triênio pastoral diocesano (2015-2018). Em nossas avaliações concluímos continuar com as mesmas urgências pastorais: Igreja: comunidades de comunidades; Igreja em estado permanente de missão; Igreja e evangelização das famílias; Igreja e evangelização da juventude.

Em relação a “Igreja: comunidades de comunidades” estamos avançando em responsabilidades de todas comunidades com o conjunto pastoral. Porém, ainda é possível perceber em algumas lideranças certa postura em defender o seu particular. Mas, há na maioria o esforço do conjunto, o respeito a comunhão paroquial, a valorização das comunidades, pastorais e movimentos para uma evangelização de todos os seguimentos sociais e eclesiais.

A missão é outro desafio. Nossas equipes missionárias estão envelhecidas. Contudo, não conseguimos despertar novas vocações leigas para colaborar nessa dimensão. É preciso um trabalho vocacional voltado para a missão batismal dos discípulos missionários de Jesus.

Outro elemento que ficou a desejar é a evangelização das famílias. Ainda temos pastorais isoladas. Devemos investir mais na pastoral de conjunto que tem como base a família no processo evangelizador. Sabemos que todas as vocações nascem no seio familiar. É, sem dúvida, tarefa da Igreja a atenção às famílias. Por isso, fortalecê-la a Luz da Palavra para a adesão, de cada um, ao Senhor e responder com generosidade o chamado de ser Sal e Luz do mundo.

Consta-se na juventude que estamos com deficiências. Ainda não conseguimos um maior envolvimento dos jovens no conjunto pastoral. Talvez nosso discurso está fora de época. Precisamos ir aonde os jovens estão. É necessário animar, acolher e incentivar o protagonismo da juventude, pois o jovem evangeliza o jovem.

Queremos fortalecer nossa participação nos campos de discussões e decisões eclesial. Nossa Paróquia está em comunhão com a Igreja e pedimos a todos que colaborem, se coloquem a serviço e sintam-se parte fundamental para uma melhor evangelização do nosso tempo.

Peçamos a intercessão de Maria, nossa Mãe, para que este tempo de assembleia nos ajude a ler os sinais dos tempos e, assim, colaborar para que todos se sintam acolhidos e acolhidas na Casa do Povo de Deus que é a Igreja.

Com as bêçãos divinas,

Pe. Ricardo Barbosa.

Estamos vivendo o ano da Assembleia Diocesana. Neste tempo de Graça, a Diocese de Nova Iguaçu, nos convida...

Segunda, 19h e Sexta-feira, às 08h.