Palavra do Pároco

AMAR A JUSTIÇA E REJEITAR
AS ESTRUTURAS DE MORTE

Estamos no processo eleitoral no qual iremos escolher nossos representantes para governar o nosso país e nosso Estado. Neste período é preciso muito discernimento. Por isso, a Igreja no Brasil nos oferece o estudo do Livro da Sabedoria. Este livro faz em sua primeira parte a contraposição entre o modo de vida dos justos e o dos ímpios, os que vivem sem Deus.

Neste livro há um apelo aos governantes para amar a justiça e rejeitar as estruturas injustas, geradoras de morte (Sb 1,1-15). Os ímpios, segundo o autor, fizeram pacto com a morte, são inescrupulosos e usam de violência para atingir seus objetivos (Sb 1,16 – 2,24). No entanto, a vida dos justos está nas mãos de Deus e estes serão recompensados.

Nestas reflexões do Livro da Sabedoria está uma boa orientação para este período eleitoral. Vemos na atual conjuntura muitas denúncias de corrupção, aumento da violência, precarização da saúde e educação, assim como o afastamento de Deus e idolatria do mercado e consumo, até a “religião” está a serviço desta forma de pensar. Por isso, o Livro do mês da bíblia nos oferece a sabedoria como remédio a esta situação.

O Livro aponta como alternativa a construção da sociedade que reconheça e procure o Deus da vida e a sua sabedoria. Porém, nossa sociedade é complexa e se solidifica pelo exercício do poder e instituições constituídas. Neste sentido, não se pode abdicar da participação nos debates e escolhas daqueles que irão exercer este poder a estarem a frente das instituições políticas e sociais e desempenharem suas funções em vistas do bem comum.

Por isso, pedimos a todos que, à luz da fé, façam suas escolhas não apenas buscando interesses privados, mas reconheçam a necessidade de olhar o futuro como uma responsabilidade nossa. Aproveitem esse estudo proposto pela CNBB como caminho de sabedoria para que no exercício democrático escolham candidatos empenhados com a vida e defensores do direito e justiça.

Que a Sabedoria divina nos inspire neste tempo e faça brilhar sua Luz sobre todos nós.

Com as bêçãos divinas,

Pe. Ricardo Barbosa.

Segunda, 19h e Sexta-feira, às 08h.