Publicado em 02/09/2019

SACRAMENTO

O que é sacramento?

No âmbito dos sinais especiais em que celebra seu encontro com a humanidade, Deus escolheu alguns que dotou de eficácia; Deus se faz presente neles e age através deles realizando sua salvação. São os sacramentos.

Sacramento é sinal eficaz da graça:

- é sinal, que se percebe em ritos, palavras e gestos sensíveis;
- é eficaz: que realiza aquilo que anuncia e celebra;
- da graça: da própria vida divina que Deus nos concede;

Dessa maneira, são franqueadas as barreiras e:

- o espiritual "se tangencia" e preenche de espírito o material
- o transcendente penetra transforma o limitado
- o eterno aparece no tempo, e este adquire eternamente
- o divino encontra-se com o humano e o diviniza.

Falta um elemento importante para completar a definição de sacramento, sua dimensão cultural. O sacramento é "ato de culto" que se celebra como louvor a Deus que nos salva.

Nesse encontro, Cristo tributa ao Pai o louvor perfeito: o seu e o de toda a humanidade que se foi incorporada à humanidade santa do Senhor. Por isso, todo encontro com Deus em Cristo, todo sacramento, é uma celebração de culta que salva: "Por Cristo, com ele e nele, a ti, Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória".

A Igreja é o sinal do povo solidário e peregrino, que ocorre à salvação de Deus em Cristo. A comunidade de amor que forma com os fiéis transforma-se na "família de Deus", formado por todos os homens de todos os povos em comunhão.

Diácono Sandoval

A igreja nasce do amor cuja a fonte é Deus Pai no envio do Filho pela ação do Espírito. Este mistério nos orienta que Ela tem uma missão primordial:
Segunda, 19h e Sexta-feira, às 08h.