Publicado em 08/03/2018


A LITURGIA CRISTÃ

A liturgia é um diálogo entre Deus e o seu povo. O documento do Concílio Vaticano ll afirma que “na liturgia Deus fala a seu povo. Cristo ainda anuncia o Evangelho. E o povo responde a Deus ora com cânticos, ora com orações” (SC. 13).


Jesus fixa morada entre nós, revelou-nos quem é o Pai e nos ensinou a nos comunicar com Ele. Aliás, Jesus é a ponte de ligação entre nós e o Pai; Ele é o caminho que nos conduz a Deus. Ele é o único sacerdote que apresenta a Deus nossas preces e súplicas (Hb 5,7) é Jesus também que nos cumula de graças (“Se me pedirdes algo em meu nome eu o farei”. (Jo 14,14))


Por isso nas celebrações litúrgicas, fazemos a oferta de nós mesmos a Deus por Cristo, com Cristo e em Cristo. E pelo mesmo Cristo nosso Senhor acolhemos as graças de Deus.


Nós dizemos que a liturgia é a celebração dos mistérios de Deus. Quando falamos de Deus queremos indicar os projetos de Deus que se realizam na pessoa de Cristo; a redenção e a salvação de todos os homens, a implantação do Reino de Deus no mundo, a participação de todos da vida e da felicidade de Deus.


O mistério central é a paixão, morte e ressurreição. A esse mistério dá-se o nome de Mistério Pascal. Portanto, o mistério pascal é passagem de Cristo pelo sofrimento e morte até a sua ressurreição.


Quando se fala em mistério pascal não devemos pensar em Jesus, mas também as lutas, as dores, as angústias e a morte do nosso povo. Celebrar também suas conquistas, alegrias e esperanças, em vista de uma sociedade fundada na justiça e na fraternidade.

 

 

Diácono Sandoval

Neste mês celebramos as vocações. Por isso, o nosso jornal aborda este importante tema para vida de nossa Igreja.

Segunda e Sexta-feira, às 19h.
Quarta-feira (missa da graça), às 19h.
Domingo, às 6h30m, 8h e 19h.
Copyright 2011-2013 © Paróquia São Francsico de Assis, Nova Iguaçu/RJ - Todos os direitos reservados