Publicado em 12/11/2018

SÍMBOLOS LITÚRGICOS

Símbolos litúrgicos são veículos com os quais entramos em comunhão com Deus e celebramos seus mistérios.

Exemplos de símbolos:

a) Peixe – símbolo de Cristo. É que as iniciais da palavra peixe na língua grega: IXTYS explicam quem é Jesus: Filho de Deus e Salvador. Em tempos de perseguição e na cultura grega da época fazia sentido.

b) PX - Juntando o X P do grego, que correspondem os CR em português formam as iniciais de CRISTÓS – Cristo.

c) INRI – São as iniciais das palavras latinas Jesus Nazarenus Rex Iūdaeōrum: Jesus Nazareno Rei dos Judeus.

d) IHS – São as iniciais latinas de Jesus Hominum Salvator, que significam: Jesus Salvador dos Homens.

e) Alfa e Ômega – São a primeira e a última letras do alfabeto grego (alfa e ômega). São aplicadas a Cristo, princípio e fim de todas as coisas.

f) Trigângulo: com três lados iguais, representando a Santíssima Trindade.

Os símbolos falam por si e têm grande poder de comunicação. Um símbolo bem aproveitado nas celebrações poderá ser suficiente ara atingir seus objetivos. Por isso não se devem multiplicar os símbolos numa mesma celebração litúrgica. Símbolos amontoados são símbolos desperdiçados.

Diácono Sandoval

Como de costume em nossa Diocese, o dia de Cristo Rei é vivido numa grande festa, na qual há o encontro para celebrar e viver a proclamação de Jesus como nosso Senhor..