Publicado em 01/05/2019

CORES LITÚRGICAS

A respeito das vestes litúrgicas, transcrevemos as normas das Instruções Gerais sobre o Missal Romano (308 e 309).

a) Branco - simboliza a vitória, a paz, a alma pura, a alegria. É usado nos ofícios e missas do tempo Pascal e do Natal; nas festas de memórias do Senhor, exceto as da Paixão; nas festas e memória da Virgem Maria, doa Santos Anjos, dos Santos não mártires, na festa de Todos os Santos, São João Batista, São João Evangelista, Cátedra de São Pedro e conversão de São Paulo.

b) Vermelho - simboliza o fogo, o sangue, o amor divino, o martírio. É usado no domingo da Paixão (domingo de Ramos) e na Sexta-feira Santa; no domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor e nas festas de Santos Mártires.

c) Verde - é a cor da esperança. É usado nos ofícios e nas missas do tempo comum.

d) Roxo - simboliza penitência. É usado no tempo do Advento e na Quaresma. Pode ser usado também nos ofícios e missa pelos mortos.

e) Rosa - simboliza a alegria. Pode ser usado no 3º domingo do Advento e no 4º domingo da Quaresma.

Quanto ao tempo do Advento, há uma tendência a se usar o violeta, em vez do Roxo, para diferencia-lo do tempo quaresmal (penitência) e acentuar a dimensão de alegria pela expectativa da vinda do Senhor.

Diácono Sandoval

Nossa orientação é o documento de Aparecida, o qual cita as pequenas comunidades como caminho espiritual de comunhão...