Publicado em 14/08/2018

Comunicação e Liturgia

A seguir, as principais posturas e seus ressignificados:

1. De pé – É a posição de Cristo ressuscitado. Estar de pé simboliza prontidão: estamos prontos para caminhar em direção a Deus e aos irmãos. É também o símbolo da dignidade humana. Além disso, ficamos de pé para acolher as pessoas, saudá-las ou parabeniza-las.

2. Sentados – É a atitude não só de quem ensina (Jesus “subiu ao monte. Ao sentar-se... pôs-se a falar e os ensinava”), mas também de quem ouve (“Maria ficou sentada aos pés do Senhor, escutando-lhe a palavra”). Por isso, aos fiés, durante a missa, sentam-se para ouvir as leituras (menos o evangelho), e a homilia. É também atitude de quem medita e fala com Deus.

3. Ajoelhados – O rezar ajoelhado revela principalmente espírito de humildade e reconhecimento dos próprios erros (penitência). Expressa o ato de profunda aforação a Deus e também é atitude de quem reza individualmente. Uma variante do rezar ajoelhado é a prostração.

4. Prostração – A prostração é o ato de deita-se de bruços no chão. É realizada no início da ação litúrgica da Sexta-feira Santa, nas ordenações de Bispos, Presbíteros e Diáconos, e em profissões religiosas.

5. Fazer genuflexão – Outra variante do ajoelhar-se é a genuflexão. É o ato de dobrar os joelhos. Ao entrar na Igreja, as pessoas se dirigem para diante do sacrário e aí fazem genuflexão. Com isso, querem expressar sua fé na presença do Cristo Ressiscitado.

Diácono Sandoval

Neste mês celebramos as vocações. Por isso, o nosso jornal aborda este importante tema para vida de nossa Igreja.