Núcleo Nossa Senhora de Nazaré

Terço de Nossa Senhora
Toda quarta-feira, às 19h
Catequese e Crisma
Sábado às 9h (catequese) e 18h (crisma)
Adoração ao Santíssimo
4° sábado às 17h

Iniciamos nossas atividades com a novena de natal, no mês de dezembro de 2002, com um grupo formado pela senhora Vera Lúcia, Sr. Célio, Sra. Nazaré, Sr. Ariosvaldo, Sra. Adriene e alguns membros da Comunidade Imaculada Conceição que muito nos ajuda nessa longa caminhada.

A 1ª celebração da Palavra foi no dia 15 de fevereiro de 2003, com o Ministro da Palavra Sr. José Maria e tivemos a presença de diversos fiéis que acompanhavam com dedicação ao grupo (até então ainda não tínhamos nome). Não paramos mais o trabalho missionário, fizemos Via Sacra, Terço, Trezena de Santo Antônio e cada vez mais aumentava a vontade do grupo em levar a Palavra de Deus e nossas celebrações passaram a ser no primeiro sábado de cada mês, eram realizadas na residência do casal Sr. Ariosvaldo e Sra. Adriene na Rua Curitiba e as reuniões para o grupo trocar ideias e debates passou a ser toda terça-feira na residência do casal Sr. Célio e Sra. Nazaré na Rua Florianópolis.

Em uma dessas reuniões ficou decidido por votação que teríamos como Padroeira Nossa Senhora de Nazaré, já que a imagem dela sempre nos acompanhou na 1ª novena, 1ª trezena, 1º terço. No dia 6 de setembro de 2003, em nossa Celebração, fizemos o comunicado as Comunidades presentes e informamos ao Padre Paulo Machado que seria a nossa Padroeira. No dia 12 de outubro de 2003 fizemos uma caminhada para homenagear nossa Padroeira e apresentá-la aos moradores do Conjunto Residencial Ouro Preto, onde hoje está instalada a nossa Comunidade.

O Diácono Sebastião nos acompanhou e no final da caminhada ele fez a Celebração da Palavra na casa da Sra. Vera, na Rua Florianópolis.

No dia 26 de outubro de 2003 fizemos a primeira procissão com a nossa Padroeira acompanhado com o Padre Paulo Machado e celebramos a 1ª Missa Campal. No dia 26 de novembro, deste mesmo ano, fizemos uma reunião para eleição da diretoria provisória: Sr. Célio, Sra. Nazaré, Sr. Ariosvaldo, Sra. Adriene, Sra. Claudenice, Sra. Maria José, Sra. Marly, Sra. Marilene e Sra. Andrea.

Em 2004 iniciamos nossas atividades a pré-catequese, catequese e as celebrações na residência do casal Sr. Raimundo e Sra. Maria José, na Rua Florianópolis e a perseverança, na Rua Curitiba. Neste ano requeremos junto a Prefeitura de Nova Iguaçu a doação do Terreno da Rua Porto Alegre, mais infelizmente não obtivemos êxito e realizamos nos dias 09 e 10 de outubro o 1º Ofício Divino e o Círio celebrada pelos Padres Paulo e Geomax.
No ano de 2005 estivemos a 1ª turma da Primeira Eucaristia, recebemos a 1ª visita do Bispo Luciano Bergamin (projeto de evangelização), nosso 1º almoço em prol da Festa da Padroeira, o 1º passeio da catequese. A cada ano fomos crescendo mais, criando novas pastorais e passamos a utilizar todos os sábados: 1º, 3º, 4º e 5º Celebrações da Palavra e o 2º a Santa Missa.

Em 2006 mudamos a coordenação.

Em 2007 o Núcleo foi transferido para Rua Cuiabá, 126 e tivemos a 1ª turma de Crisma. No ano de 2008 estivemos a visita do Prefeito de Nova Iguaçu e o 1º retiro das catequistas na Comunidade Imaculada Conceição.

Em 2009 foi criada a turma da Juventude Missionária que tem como objetivo resgatar jovens afastados.

Em 2010 tivemos a mudança de coordenação.

No ano de 2011 e 2012 continuamos nossas atividades normais. A cada ano aumenta o nº de pastorais, até hoje formamos 8 turmas de 1ª Eucaristia, tivemos turma de perseverança, formamos 6 turmas de crisma e tínhamos 15 jovens na Juventude missionária e é o nosso 10º Círio de Nazaré, 9º almoço da padroeira, 3º retiro das catequistas e em dezembro estaremos realizando a 11º novena de natal.

No ano de 2013 conseguimos comprar o nosso Terreno que já está murado e já começamos a campanha em prol da construção de nossa igreja e passaremos de Núcleo para Comunidade.
Parece tão pequena em nossos ouvidos mais todos nós percebemos o poder que tem a novena, a oração e o terço. A vida de todos os devotos de Maria ganham motivação que se traduzem em ação de graça, louvor e muitas alegrias. Agradecer é pouco, para cada um que trabalhou, trabalha, ajuda, e que está sempre com muita fé. Juntem as nossas forças para dar a Deus e o louvor que eles merecem e testemunhar para o mundo o amor, doação que a fé gera em nós.

Obrigado aos Padres Paulo Machado, Geraldo Magela, Porfírio e Geomax e aos Diáconos, os Seminaristas e os Ministros, por terem sido nossos pastores sabendo sempre orientar e ensinar suas ovelhas. Obrigado nossa Paróquia, as Comunidades: Imaculada Conceição, N. Sra. de Lourdes e Sta. Paulina, N. Sra. de Fátima, São José operário e aos Núcleos: São Cristóvão e N. Sra. dos Anjos e Beato João Paulo II.

Que Nossa Senhora de Nazaré abençoe todos nós.

Estamos chegando a mais um fim de ano. Este, é o período no qual todos buscam uma avaliação de tudo o que foi realizado e o que se deixou de concluir.